no Husm

Prazo para formar equipe que vai operar aparelho de ressonância termina hoje

Dandara Flores Aranguiz

Foto: Assessoria de Comunicação do Husm (Divulgação)
Comprado em 2011, aparelho de ressonância magnética do Husm já foi testado, mas precisa de equipe especializada para entrar em operação. MPF cobra providências da Ebserh, gestora do hospital

Termina hoje, às 23h59min, o prazo estabelecido pela Justiça Federal para a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) formar a equipe completa que irá atuar diretamente no funcionamento do equipamento de ressonância magnética - comprado em 2011 e que está sem uso até hoje - do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm).

Maioria dos profissionais que irão operar aparelho de ressonância do Husm começa a trabalhar

O pedido de contratação imediata de uma equipe com 15 profissionais foi feito ainda em setembro, pelo Ministério Público Federal (MPF) de Santa Maria, que ingressou com uma ação civil pública contra a Ebserh. Ele foi acatado no dia 11 de outubro, pela 3ª Vara Federal, que deferiu parcialmente a liminar e estabeleceu um prazo de 15 dias úteis para que a gestora do Husm, com sede em Brasília, remanejasse temporariamente os profissionais de seu quadro pessoal para o Husm, com pena de multa diária no valor de R$ 5 mil em caso de descumprimento da ordem judicial.

Até o momento, a Ebserh fez três convocações de concursos públicos já realizados anteriormente. Conforme o diretor administrativo do Husm, João Batista Vasconcellos, dos 15 profissionais necessários para operar o aparelho, 12 já assumiram os cargos e estão trabalhando, desde o dia 1º de novembro, em outros setores do hospital. Três médicos radiologistas chegaram a ser convocados, mas não se apresentaram. Sem a equipe completa, o aparelho de ressonância magnética não tem como entrar em funcionamento.

Ebserh convoca radiologistas que devem integrar equipe para operar aparelho de ressonância magnética

- Ainda não temos a informação de qual solução será adotada. Estamos aguardando a sede administrativa se manifestar - declarou Vasconcellos.

NOTA DA EBSERH
Em nota enviada ao Diário, a Ebserh disse que "convocou todos os profissionais necessários para colocar em funcionamento o aparelho de ressonância magnética. Entretanto, três médicos radiologistas não assumiram as vagas. Desde então, a estatal está em contato com todos os envolvidos na ação visando encontrar a melhor saída para contratar os profissionais necessários e iniciar os serviços".

O MPF aguarda, até o final do dia de hoje, a manifestação da Ebserh sobre o assunto. Caso a equipe não seja formada na sua totalidade, a multa diária estabelecida poderá ser aplicada na sequência do descumprimento da ordem, após análise e decisão do juiz.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Municípios vão pressionar Governo Federal para repor médicos cubanos Anterior

Municípios vão pressionar Governo Federal para repor médicos cubanos

OPINIÃO: é preciso diálogo para resolver impasse dos médicos cubanos Próximo

OPINIÃO: é preciso diálogo para resolver impasse dos médicos cubanos

Saúde